quarta-feira, 18 de julho de 2012

Escola Sargento reutilizando o óleo de cozinha


A EMEF Sargento Manoel Raymundo Soares em Viamão promoveu, na manhã do dia 22 de junho, em parceria com o Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da ULBRA campus Gravataí uma palestra e oficina sobre a reciclagem do óleo de cozinha. Participaram da atividade professores, pais de alunos e os alunos da turma 51.

O Reciclo-Óleo é orientado pela Dr. Profª. Maria Isabel Morgan Martins foi representado pelo acadêmico Fábio Klagenberg que realizou a palestra e a oficina. Foi apresentado os danos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha saturado, dos danos causados a nossa saúde quando reutilizamos este óleo por várias vezes. Na oficina os presentes puderam acompanhar todo o processo de reutilização do óleo transformando-o em sabão em barra, a escola ficou com os produtos e os alunos vão acompanhar o processo de secagem.

Reciclo-Óleo na Souza Cruz

Em comemoração a Semana do Meio Ambiente da empresa Souza Cruz de cachoeirinha, organizada pela Bióloga Sandra Beatriz, o Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da ULBRA campus Gravataí participou do evento contribuindo com palestra e oficina para os funcionários da empresa.
A Coordenadora do Reciclo-Óleo Dra. Maria Isabel Morgan Martins foi acompanhada pela acadêmica Michele Mendes e o Coordenador do Curso de Ciências Biológicas Ms. Prof. Diego Jung, onde foi abordado o tema sobre os danos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha saturado, dos perigas causados a nossa saúde quando reutilizamos o óleo em nossos alimentos e produziram uma oficina onde o óleo de cozinha é transformando-o em sabão em barra.

Oficina de Sabão na Escola Osório


Professores e alunos do CEREJA da EMEF Osório Ramos Corrêa receberam o Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da ULBRA campus Gravataí para a oficina sobre a reutilização do óleo de cozinha saturado transformando-o em sabão em barra.
O grupo Reciclo-Óleo é orientado pela Dr. Profª. Maria Isabel Morgan Martins foi representado pelo acadêmico Fábio Klagenberg que realizou a prática da oficina.
Os presentes receberam cópia da receita e ajudaram no passo a passo do procedimento, o sabão em barra produzido a base de óleo de cozinha saturado ficou na escola para eles realizarem o acompanhamento da secagem e após utilizá-lo dentro do ambiente escolar.