sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Reciclo-Óleo na Rádio Comunitária Alternativa Viamão

O Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo participou de um bate-papo na Rádio Comunitária Alternativa FM em Viamão.

Os alunos Carlos Barcelos e Fábio Klagenberg representaram o Grupo do Reciclo-Óleo no bate-papo com os locutores Érica Heemann e Rodrigo Ojeda Pacheco. Os ouvintes da rádio receberam as informações sobre os danos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha, de como armazenar corretamente o óleo depois de utilizado, também foi dada a receita para reutilizar o óleo de cozinha saturado em sabão em barra.

A participação dos ouvintes foi super produtiva, pois ligavam e pediam informações e contatos do Reciclo-Óleo.

“Estamos à disposição da comunidade de Viamão para palestras e oficinas, possuímos uma parceria com o ECOS de Viamão e já estamos realizando estas atividades em algumas escolas municipais” comunicou Fábio Klagenberg.




Foto Érica Heemann

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Escola São Jorge reciclando óleo de cozinha

Alunos do 9º ano da Escola Municipal São Jorge em Viamão aprenderam sobre a importância da reciclagem do óleo de cozinha usado, dos danos causados quando mal descartado no ambiente e principalmente os danos causados na nossa saúde quando se reutiliza o óleo por várias vezes em nossos alimentos.

A parceria entre o Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da Ulbra campus Gravataí e o ECOS de Viamão esta resultando num belo trabalho, promovendo a conscientização e levando a oficina sobre a reutilização do óleo de cozinha usado transformando-o em sabão em barra.

O palestrante foi o aluno Fábio Klagenberg que representou o grupo Reciclo-Óleo e a oficina foi realizada pela Professora Vera Oliveira que é responsável pelo ECOS de Viamão.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Comunidade escolar reciclando óleo de cozinha

EM Sargento Manoel Raymundo Soares de Viamão, recebeu a visita do Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da ULBRA campus Gravataí.

Foi apresentado aos pais, alunos e funcionários os principais danos causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha usado, principalmente para nossa saúde quando reutilizamos o óleo por muitas vezes, na contaminação que ele faz quando despejado no ralo da pia, em contato com a água e quando depositado no solo.

Os presentes colocaram a mão na massa e participaram da oficina que reutiliza o óleo e transforma-o em sabão em barra, levaram para casa a receita e amostra do sabão que fizeram com a orientação do acadêmico de Biologia Fábio Klagenberg que estava representando o grupo Reciclo-Óleo.

“Não queremos apenas divulgar a receita do sabão, mas sim conscientizar a população dos danos que este óleo causa na nossa saúde e no meio ambiente” explanou Klagenberg.




terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jovens Profissionalizantes e a Reciclagem do Óleo de Cozinha

O Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da Ulbra campus Gravataí, participou do Primeiro Encontro Jovem Profissional que ocorreu em Viamão.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Viamão com o objetivo de qualificar e capacitar ainda mais os jovens profissionalizantes do Centro de Formação Walter Graf.

Uma parceria com o grupo ECOS de Viamão o Reciclo-Óleo apresentou os danos causados pelo destino incorreto do óleo de cozinha, poluindo e prejudicando o solo, a água, e também os problemas causados na nossa saúde quando reutilizamos por muitas vezes o mesmo óleo. Foi apresentando uma maneira simples e corretamente ecológica para a reutilização do óleo transformando-o em sabão em barra e detergente líquido.

“O Walter Graf a partir de agora é mais um parceiro como posto de coleta, tragam para cá o óleo de cozinha usado armazenado em garrafa pet, assim vocês estarão ajudando na preservação do nosso ambiente” exclamou Fábio Klagenberg.

Foto: Natália Maciel

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curso sobre Educação Ambiental

O Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da Ulbra campus Gravataí, participou em uma discussão da segunda etapa do curso de educação ambiental promovido pela ONG Maricá em Viamão.

O curso foi realizado na EMEF Vinte de Setembro e as palestras foram direcionadas de acordo com a realidade do Município de Viamão. O primeiro palestrante foi Diego Fraga que é biomédico e analista ambiental que abordou sobre resíduos sólidos. Liliane Linhares, assistente social, trouxe a experiência na economia solidária e na sustentabilidade e a bióloga Aurici da Rosa finalizou o encontro com as Unidades de Conservação que Viamão possui, entre elas a APA do Banhado Grande, o Parque Natural Municipal Saint-Hilair e o Parque Estadual de Itapuã.

O curso estendeu-se durante todo dia tornando-se um ótimo encontro, foi possível realizar a troca de experiência entre todos os participantes.

A terceira etapa do curso esta agendado para o dia 15 de outubro, na EMEF São Jorge.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Reciclo-Óleo e a EM Sargento Manoel

O Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da ULBRA campus Gravataí visitou a EMEF Sargento Manoel Raymundo Soares em Viamão.

Na oportunidade o aluno Fábio Klagenberg apresentou para a vice diretora Rosaura Girardi Dile e para a professora Andréa Paulina Machado o projeto do grupo que tem como objetivo dar um destino correto ao óleo de cozinha usado, com ações que iniciam com a conscientização da comunidade a adquirirem uma nova atitude, baseada no conhecimento, o encaminhamento para a fabricação de Biodiesel, e ensinar a reutilizar o óleo transformando-o em sabão em barra e detergente líquido gerando sustentabilidade.

O reciclo-Óleo foi convidado a palestrar e oficinar no dia 08 de outubro durante a feira de ciências da escola.

“Queremos construir junto com a escola um ponto de coleta para que a comunidade tenha onde deixar o seu óleo de cozinha e qualificar funcionário e alunos para que possam reutilizar o óleo e se tornarem auto-sustentável na produção de sabão e detergente” afirmou Fábio Klagenberg.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reciclando Óleo de Cozinha Usado

A EM Parque dos Eucaliptos de Gravataí, através da Diretora Ivone Luduvika W. de Castro e da Supervisora Lígia Mara Kerchener da Silva, promoveu durante os dias 29 e 30 de agosto palestra e oficina sobre a reciclagem do óleo de cozinha.

O Grupo de Extensão e Pesquisa da ULBRA campus Gravataí, coordenados pela Profª Drª Maria Isabel Morgan Martins com a colaboração dos alunos Débora dos Santos Chaves, Elizângela Schemitt e Fábio Klagenberg, realizou a palestra e a oficina de sabão e detergente junto aos alunos, funcionários e professores da escola abordando sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. Salientou-se quais os danos causados pelo excesso do consumo de óleo na dieta para o organismo, bem como o descarte incorreto no esgoto e lixo comum e os seus efeitos no meio ambiente. Neste espírito abordou-se os aspectos educacionais gerais relacionados ao meio ambiente e apresentou-se a oficina onde os alunos, professores e funcionários acompanharam a transformação do óleo de cozinha em detergente líquido e sabão em barra.

A escola se engajou no projeto e hoje é um ponto de coleta do óleo de cozinha usado, tornando-se um agente de transformação sócio-ambiental, para os alunos e moradores da comunidade. O óleo usado deve ser armazenado em garrafa pet e levado aos pontos de coleta – na EM Parque dos Eucaliptos de Gravataí e na ULBRA campus Gravataí.



terça-feira, 30 de agosto de 2011

Kits com amostras de detergente líquido e sabão em barra.




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Educação Ambiental


O grupo de extensão e pesquisa Reciclo-Óleo da Ulbra - Gravataí participou, no dia 20 de agosto, do Curso de Formação em Educação Ambiental que ocorreu na EM Santa Isabel em Viamão.

O curso promovido pela ONG Maricá se estendeu durante todo dia e teve como Painelistas Marcelo Gules Borges que abordou os aspectos conceituais e metodológicos e Eduardo Sejanes Cezimbra com o tema "Educação Ambiental e Transdisciplinaridade". Na oportunidade os presentes puderam realizar trocas de experiências e ações na área da Educação Ambiental.

Fábio Klagenberg, que faz parte do grupo Reciclo-Óleo abordou sobre o tema da conscientização, dos perigos e danos ambientais causados pelo destino incorreto do óleo de cozinha. “Estamos realizando palestras e oficinas para orientar a comunidade, os alunos e professores a reutilizarem o óleo de cozinha. Com uma receita muito fácil de se produzir, escolas e famílias podem ser auto sustentáveis na produção de sabão e detergente líquido” explanou Klagenberg.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

E.M. Parque dos Eucaliptos e o Reciclo-Óleo


No dia 29 de junho a E.M. Parque dos Eucaliptos do município de Gravataí recebeu o Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da Ulbra Gravataí.
Os alunos Débora dos Santos Chaves, Elizângela Schemitti e Fábio Renê Klagenberg Mendes, acompanhados pela Coordenadora do projeto de extensão Profª. Drª. Maria Isabel Morgan Martis, foram recebidos pela Diretora Ivone e pela Supervisora Lígia. O grupo apresentou o projeto sobre a reciclagem do óleo de cozinha.
Após a apresentação, trocas de informações e experiências, ficou combinado que no mês de agosto o grupo realizará na escola um circuito de palestras e oficinas, para orientação da comunidade escolar sobre a importância da reutilização do óleo de cozinha usado, demonstrando na prática como ocorre a transformação deste em sabão ou detergente líquido. Desta forma, além de disseminar a idéia da reciclagem do óleo a escola poderá tornar-se auto-sustentável em sabão e detergente. As oficinas acontecem nos dias 22 e 23 de agosto.




PALESTRA E OFICINA EM CANOAS

O grupo de extensão e pesquisa Reciclo-Óleo da Ulbra de Gravataí, esteve dia 15 de junho na Igreja Nsrª das Graçasno município de Canoas, onde realizou uma atividade com um grupo da 3ª idade.

O grupo foi recebido pelo Padre Flavio Steffen e no primeiro momento a Profª. Drª. Maria Isabel Morgan Martins, coordenadora do projeto, fez uma apresentação dos objetivos, do compromisso que devemos assumir com a preservação ambiental e as expectativas do grupo na realização deste trabalho, após os alunos deram continuidade a palestra abordando a importância da reciclagem do óleo de cozinha, dos cuidados com a saúde, na poluição causada pelo mau descarte do óleo de cozinha e como fazer para reutilizá-lo.

Foi realizada uma oficina com os participantes onde eles puderam acompanhar o passo a passo da reutilização do óleo de cozinha transformando-o em sabão em barra e detergente líquido, cada participante levou uma amostra do que foi produzido na Igreja juntamente com as receitas e informativos do Reciclo-Óleo.

O Reciclo-Óleo busca parceiros que queiram apoiar as pesquisas e ajudar na preservação do meio ambiente.

Apóie e incentive esta idéia.













RECICLAGEM DO ÓLEO DE COZINHA

A ULBRA Gravataí através do Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo do qual participam Acadêmicos dos Cursos de Biologia e Psicologia e Coordenados pela Profª. Drª. Maria Isabel Morgan Martins, está realizando a reciclagem do óleo de cozinha, promovendo a preservação e a responsabilidade sócio-ambiental.

O Reciclo-Óleo tem por objetivo promover a conscientização e sensibilização da sociedade a respeito da importância do reaproveitamento do óleo de cozinha usado, que pode ser transformado em novos produtos, promovendo o aumento da reutilização e da reciclagem,gerando a preservação e conservação do meio ambiente, ressaltando a responsabilidade sócio-ambiental de cada um.

Atualmente o grupo recebe o óleo de cozinha usado para ser reciclado no campus da ULBRA em Gravataí. O óleo depois de usado, deve-se deixar esfriar e armazenar em garrafa pet.O grupo está a disposição para participar de eventos, palestras, a fim de mostrar a importância da reutilização do óleo, que é um grande poluente, bem como, realizar oficinas para ensinar a fazer o sabão e detergente, o que gera sustentabilidade para as famílias e empresas. O grupo também encaminha o excedente do óleo para empresa de biodisel.

O Reciclo-Óleo busca parceiros que queiram apoiar as pesquisas e ajudar na preservação do meio ambiente.

Apóie e incentive esta idéia.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente


A preocupação com o lixo que produzimos diariamente vem sendo cada vez mais discutida e divulgada e há uma tendência mundial de preocupação com o meio ambiente e com a necessidade de conscientização das pessoas para adoção de práticas simples porém indispensáveis para a preservação da natureza.
Diariamente produzimos e descartamos toneladas de lixos, poluindo e destruindo nosso meio ambiente e causando sérios problemas como a contaminação do solo e da água e o entupimento de bueiros nas cidades.
No dia Mundial do Meio Ambiente, a Ministra Izabella Teixeira fez um pronunciamento convocando a população a colaborar com a coleta seletiva de lixo, política que ainda é muito fraca em nosso país. Ela alertou que no Brasil são produzidas anualmente cerca de 183 mil toneladas de lixo, que boa parte desse material não é descartado corretamente, e pede para que a população separe o lixo úmido do lixo seco, auxiliando assim o importante  trabalho dos catadores.
O Grupo Reciclo-Óleo busca fazer sua parte através de medidas simples e indispensáveis, alertando e conscientizando a população dos males causados pela poluição do meio ambiente, trabalhando principalmente com a questão do descarte do óleo de cozinha.
O Brasil ainda está engatinhando nesse processo e cada pessoa ciente da necessidade do descarte correto dos materiais, deve ser um multiplicador no sentido de alertar e divulgar essa prática. 
Seja você também um amigo do meio ambiente e adote medidas saudáveis como não jogar lixo nas ruas, separar o lixo em casa, descartar corretamente o óleo de cozinha, etc. 
Se cada um fizer a sua parte viveremos em mundo bem melhor.
A natureza agradece!

por Teresinha Teixeira

domingo, 13 de março de 2011

Arrecadação de Garrafa PET

Atenção Comunidade Acadêmica ULBRA Gravataí!!!

Estamos arrecadando garrafas PET vazias!!
Colabore deixando suas garrafas na caixa de coleta do Reciclo-Óleo no saguão de entrada.

Recicle seu óleo de cozinha usado e preserve o meio ambiente... além de cuidar da sua saúde


Aqui no blog temos "falado" da importância de descartar corretamente o óleo de cozinha usado, visto que este, jogado no ralo da pia ou no solo causa um desastre ambiental com consequências significativas ao nosso planeta.

Mas não é só no meio ambiente que o óleo é prejudicial. Você já deve ter escutado falar no mal que o óleo em excesso pode causar no nosso organismo.

Assim como despejar continuamente o óleo pelo “ralo” da pia vai levar o “entupimento” e comprometer o fluxo de água, também o consumo excessivo de gordura (alimentos gordurosos) pode levar a formação de placas de gordura e trombos causando “entupimento” das artérias e comprometendo seriamente a saúde dos indivíduos.
          
Estudos com óleos aquecidos por longos períodos, sob temperaturas extremamente elevadas (frituras), demonstram que os produtos resultantes contêm mais de 50% de compostos polares, que são os produtos de degradação dos triglicerídios: polímeros, dímeros, ácidos graxos livres, diglicerídeos, ácidos graxos oxidados,
peróxidos, hidroperóxidos, dienos conjugados, epóxidos e cetonas. Estas substâncias tornam a gordura oxidada o que compromete a integridade do alimento e das pessoas que a consomem.
Óleos com altos teores de compostos polares provocaram severas irritações do trato gastrointestinal, diarréia, redução no crescimento e, em alguns casos, morte de animais em laboratório, em estudo realizado por BILLEK.G (1985) e por Del RÉ et al., (2006).
          
A medida que aumenta o teor de ácido graxo no óleo de fritura aumenta a viscosidade, ou seja, o óleo fica mais grosso. A mistura destes sub-produtos gerados pelo aquecimento do óleo em repetidas frituras quando ingeridos pelas pessoas inibem as ações das enzimas pancreáticas diminuindo o ritmo da digestão. Assim, é muito comum a pessoa passar mal após comer um salgado frito com óleo de fritura usado várias vezes.
          
Portanto, o ideal é usar o óleo para a fritura uma só vez. E após, encaminhar o óleo para o descarte nos locais destinados.

No campus da ULBRA Gravataí, temos o Projeto Reciclo-Óleo, e temos uma Central de coleta no saguão principal.
          
O óleo é usado para a fabricação de sabão em barra e detergente líquido. Assim, faça a sua parte, traga o óleo usado em garrafas Pets.

Veja algumas etapas do processo de transformação do óleo em sabão em barra:



 




Embalagens de plástico e Tetra Pack podem ser utilizadas como forma para o sabão, sendo uma maneira de aproveitar mais um material que iria parar no lixo.


Misturador de Resíduos

Desde o início das atividades do grupo estamos realizando estudos em todos os âmbitos que envolvem a reciclagem do óleo de cozinha, a educação ambiental, as melhores maneiras de conscientizar a população quanto aos prejuízos do descarte incorreto.
Além disso, os integrantes munidos de entusiasmo e criatividade pensam em alternativas viáveis de executar as tarefas.
Prova disso é a criação do Misturador de Resíduos. Idealizado e criado pelo integrante Alessandro Schmidt,
o misturador é feito com materiais fáceis de encontrar e dentre as muitas vantagens que apresenta na fabricação do sabão (tanto em barra quanto líquido), destaca-se o fato de manter o vapor gerado durante a mistura da soda, longe da respiração, protegendo assim quem está produzindo o sabão.




É o grupo Reciclo-Óleo buscando alternativas viáveis, se tornando também autosustentável!!

Trabalhamos até mesmo nas férias

A fabricação do sabão continua sendo realizada com excelentes resultados!!!

 



Receitas de sabão líquido com essências e corantes também estão sendo testadas na tentativa de produzir produtos diversificados.

SIC ULBRA

O Reciclo-Óleo esteve presente no XVI Salão de Iniciação Científica da ULBRA Canoas e na II MOSTRA CIENTÍFICA DA ULBRA Gravataí levando os resultados alcançados pelo grupo até aquela ocasião.



Testes na fabricação de sabão!!!

A coleta de óleo vem acontecendo constantemente no saguão de entrada no campus da ULBRA em Gravataí.
Desde então diversos testes vem sendo realizados na fabricação do sabão em barra e detergente líquido.
Diversas receitas foram testadas, algumas com resultados bastante satisfatórios.




Continuem contribuíndo doando seu óleo de cozinha usado e armazenado em garrafa PET!!!