domingo, 23 de fevereiro de 2014

DISCURSO DE FORMATURA – ULBRA CAMPUS GRAVATAÍ, OCORREU NO DIA 24 DE JANEIRO DE 2014.
NESTA DATA DEVOLVEMOS A SOCIEDADE PROFISSIONAIS APTOS A ATIVIDADE QUE ESCOLHERAM COMO PROFISSÃO – BIÓLOGOS, UMA DESSAs JÓIAS É NOSSO COLABORADOR FÁBIO RENê KALGENBERG MENDES, MENINO TÍMIDO, PORÉM NÃO DEIXA NADA PRA TRAS, TRABALHA MUITO, RESPONSÁVEL POR TUDO QUE TEM QUE FAZER, NÃO ESPERA MANDAR, ELE VÊ E FAZ!
O QUE TEMOS A DIZER AO FÁBIO É O NOSSO MUITO OBRIGADo PELA SUA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO RECICLO-ÓLEO, ONDE FIZESTES A DIFERENÇA, MARCASTES COM TEU DINAMISMO PALESTRAS, OFICINAS, artigos nos jornais locais E TRABALHO DE PESQUISA. HOJE É O nosso BIÓLOGO E ESPERAMOS QUE CONTINUES BRILHANDO COM TUA COLABORAÇÃO em NOSSO PROJETO.

Segue o discurso apresentado pelos alunos: Fábio e Mariana.
Um discurso que é marcado pela singeleza e um aspecto muito importante de valorização a todos que colaboraram com a chegada destes profissionais ao mercado de trabalho. Que todos tenham sucesso e sejam firmes em seus propósitos.

Profa. Dra.  Maria Isabel Morgan Martins
Coordenadora do Projeto Reciclo-Óleo.


Caros colegas, formandos do curso de Ciências Biológicas campus Gravataí, estamos aqui e queremos agradecer por terem confiado a nós a responsabilidade de falar em nome da turma.
Hoje é dia de festa, de muita alegria e de comemoração. Mas, e amanhã? Como será? Todos nós trilharemos nossos caminhos. Sejam quais forem estes caminhos, uma coisa é certa, deveremos ter a consciência de que a sociedade espera alguma coisa de cada um de nós. Devemos ter a convicção de retribuir o nosso aprendizado. Mas, como? Agindo de acordo com nosso juramento.
Hoje também é dia de agradecer.
Pai e mãe! Tentar encontrar as palavras necessárias para expressar todo o sentimento de gratidão e admiração por tudo o que vocês já fizeram por nós é humanamente impossível. Contudo sabemos que vocês nos entendem como ninguém e com um simples obrigado, um “valeu” e um olhar de gratidão, já poderíamos dizer-lhes muito obrigado pela força que nos deram. Muitos de vocês hoje veem um sonho concretizado. Não teríamos como lhes compensar o esforço realizado por vocês para que tenhamos alcançado nosso objetivo. Nos faltam palavras nesse momento. Então simplificaremos em: Muito obrigado, amamos vocês.
Aos nossos mestres queridos que sofreram por nós e tanto nos fizeram sofrer. Algumas cadeiras foram tão boas, que fizemos por mais de uma vez. Ainda bem. Aprendemos para vida. Obrigado a vocês que foram mais que professores. Foram mestres. Assumiram seus papeis de construtores do conhecimento e colaboraram conosco para além de nossa vida acadêmica.
Amigos, companheiros, namorados, filhos... quantas vezes nos procuraram para sair, para conversar ou para namorar e estávamos perdidos em uma pilha de livros e papeis. Agradecemos a compreensão, o carinho e o incentivo de todos esses anos.
Queridos colegas biólogos. Quanto tempo dedicado aos estudos para chegarmos até aqui. Lembraremos com carinho dos momentos vividos em conjunto. Quantas vezes nos reunimos para fazer trabalhos, trocarmos “figurinhas” antes das provas, e os diversos encontros no prédio 5. O que dizer das saídas de campo e das correrias de última hora para conseguir um jaleco para as aulas nos laboratórios.
Estes momentos e amizades que levaremos para a vida toda.
Nós biólogos educadores, sabemos que ensinar para a vida é preciso. Cabe a cada um de nós, ocupar os papeis na construção de uma educação cada vez melhor.
Chegou a nossa vez de deixar marcas como educadores e fazermos a diferença na vida de nossos alunos. Nascemos para aprender e morreremos aprendendo, sempre compartilhando nossa visão de mundo com aqueles que cruzarem nossos caminhos. Que sejamos, corretos e dignos para seguirmos nessa caminhada com caráter e fidelidade ao nosso juramento.
Nós Biólogos nos preocupamos com o mundo. Ao longo desta etapa que hoje se encerra aprendemos que ser biólogo é querer preservar a integridade da natureza, percebendo suas mudanças mostrando aos demais seus significados e sua beleza.
Ser biólogo é explicar a física do voo das aves, o comportamento social dos mamíferos, o papel dos vegetais no balanço climático do Planeta Terra e que o menor dos insetos é necessário para existência de muitos outros seres vivos. É perceber que nós somos parte desse todo, como um organismo.
Ser biólogo implica em conhecer ensinamentos profundos sobre a vida. É enxergar a natureza e a vida com outras lentes, que permitam ver além do óbvio.
Ser biólogo licenciados, é querer compartilhar essa visão com os demais.
Queridos colegas, quando estiverem frente a um grande desafio, lembrem-se que somos animais sociais. Juntos podemos mais. Juntos chegamos aqui hoje e, nos formamos!!!!
Obrigado pela atenção e boa noite a todos.
Obrigado!!!!!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Reciclagem do óleo de cozinha

A ULBRA Gravataí através do Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo do Curso de Ciências Biológicas, coordenados pela Profª. Drª. Maria Isabel Morgan Martins vem a três anos realizando pesquisas e testes em receitas de sabão em barra, detergente e sabonetes líquidos para minimizar o descarte incorreto do óleo de cozinha saturado. O grupo realiza palestras para as comunidades, escolas e clube de mães com o intuito de alertar a população sobre os danos causados pelo descarte incorreto deste produto no ambiente. Também é realizado oficina onde a comunidade aprende de uma forma divertida a produzir seu próprio material de limpeza, gerando uma auto sustentabilidade para as famílias. Prestam assessoria para criarem novos pontos de coletas e na produção dos produtos feitos a base de óleo de cozinha.
O Reciclo-Óleo já realizou mais de quarenta palestras e oficinas nos seguintes municípios: Gravataí, Viamão, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo e Osório. O grupo também participa das atividades acadêmicas para publicar os trabalhos referente a suas pesquisas e testes.
Faça sua parte, o grupo recebe o óleo de cozinha saturado para ser reciclado no campus da ULBRA em Gravataí. O óleo deve ser armazenado em garrafa pet e depositado no ponto de coleta que está localizado na recepção do prédio 1.
A comunidade escolar, os alunos, professores e funcionários da ULBRA campus Gravataí tem colaborado muito com a entrega do óleo, em três anos já foram arrecadamos mais de 1000 litros de óleo de cozinha saturado.
Traga o óleo de cozinha que você usou e participe desta ação fazendo a sua parte!
O grupo Reciclo-Óleo coloca-se a disposição para participar de eventos, palestras e oficinas para demonstrar os resultados dos projetos e da importância da reutilização deste material tão poluente.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ponto de Coleta - Óleo de Cozinha Usado


E não se esqueça de trazer seu óleo de cozinha usado para o nosso ponto de coleta.

O óleo depois de utilizado deve-se esperar esfriar por completamente, com ajuda de um funil, armazene-o numa garrafa pet, vede bem e traga para nosso ponto de coleta.
Desta forma você estará colaborando muito com a preservação do meio ambiente e fazendo uma atitude ecologicamente correta.
Nosso ponto de coleta fica no prédio principal da ULBRA campus Gravataí.
Ajude-nos nesta campanha.