Atividade de extensão ensina a reutilizar o óleo de cozinha
Criado em 2011, o projeto de Extensão e Pesquisa da ULBRA Gravataí, Reciclo-Óleo, vem realizando pesquisas e testes com receitas de sabão em barra, detergente e sabonete líquido para minimizar a contaminação do solo pelo descarte incorreto do óleo de cozinha. A iniciativa do curso de Ciências Biológicas, coordenada pela professora Maria Isabel Morgan Martins, já reciclou mais de 1000 litros de óleo saturado.
Além de pesquisas, a iniciativa atende escolas, igrejas, associações de moradores, empresas, clubes de mães e grupos de terceira idade. “Os grupos onde o projeto é divulgado mostram-se receptivos e participantes de forma efetiva, armazenando o óleo em garrafas pet e entregando-o no ponto de coleta localizado na ULBRA Gravataí”, explica a professora Maria Isabel.
O alerta à população sobre os danos causados pelo descarte incorreto deste produto no ambiente rendeu, em 2014, o primeiro ponto de coleta fora da Universidade. Após as orientações recebidas em oficinas, a Comunidade Batista Nacional de Gravataí criou o seu ponto de coleta na Morada do Vale III. “Fazendo parte do projeto, as pessoas conseguirão reduzir a poluição e o valor dos produtos de limpeza, pois com a reciclagem cada um pode produzir o seu material”, declarou.
Para saber mais sobre o projeto, acesse a página no Facebook. Outras informações também podem ser obtidas através do e-mail extensão.grav@ulbra.br e pelo telefone (51) 3431-7677, ramal 244.
http://www.ulbra.br/gravatai/reciclo-oleo-faca-parte-desse-projeto/