domingo, 13 de março de 2011

Recicle seu óleo de cozinha usado e preserve o meio ambiente... além de cuidar da sua saúde


Aqui no blog temos "falado" da importância de descartar corretamente o óleo de cozinha usado, visto que este, jogado no ralo da pia ou no solo causa um desastre ambiental com consequências significativas ao nosso planeta.

Mas não é só no meio ambiente que o óleo é prejudicial. Você já deve ter escutado falar no mal que o óleo em excesso pode causar no nosso organismo.

Assim como despejar continuamente o óleo pelo “ralo” da pia vai levar o “entupimento” e comprometer o fluxo de água, também o consumo excessivo de gordura (alimentos gordurosos) pode levar a formação de placas de gordura e trombos causando “entupimento” das artérias e comprometendo seriamente a saúde dos indivíduos.
          
Estudos com óleos aquecidos por longos períodos, sob temperaturas extremamente elevadas (frituras), demonstram que os produtos resultantes contêm mais de 50% de compostos polares, que são os produtos de degradação dos triglicerídios: polímeros, dímeros, ácidos graxos livres, diglicerídeos, ácidos graxos oxidados,
peróxidos, hidroperóxidos, dienos conjugados, epóxidos e cetonas. Estas substâncias tornam a gordura oxidada o que compromete a integridade do alimento e das pessoas que a consomem.
Óleos com altos teores de compostos polares provocaram severas irritações do trato gastrointestinal, diarréia, redução no crescimento e, em alguns casos, morte de animais em laboratório, em estudo realizado por BILLEK.G (1985) e por Del RÉ et al., (2006).
          
A medida que aumenta o teor de ácido graxo no óleo de fritura aumenta a viscosidade, ou seja, o óleo fica mais grosso. A mistura destes sub-produtos gerados pelo aquecimento do óleo em repetidas frituras quando ingeridos pelas pessoas inibem as ações das enzimas pancreáticas diminuindo o ritmo da digestão. Assim, é muito comum a pessoa passar mal após comer um salgado frito com óleo de fritura usado várias vezes.
          
Portanto, o ideal é usar o óleo para a fritura uma só vez. E após, encaminhar o óleo para o descarte nos locais destinados.

No campus da ULBRA Gravataí, temos o Projeto Reciclo-Óleo, e temos uma Central de coleta no saguão principal.
          
O óleo é usado para a fabricação de sabão em barra e detergente líquido. Assim, faça a sua parte, traga o óleo usado em garrafas Pets.

Veja algumas etapas do processo de transformação do óleo em sabão em barra:



 




Embalagens de plástico e Tetra Pack podem ser utilizadas como forma para o sabão, sendo uma maneira de aproveitar mais um material que iria parar no lixo.


Nenhum comentário: