sexta-feira, 5 de julho de 2013

Participações do Projeto Reciclo-Óleo na comunidade

No dia 19 de maio, a convite do Pastor Julio Cesar Rosa de Oliveira o Grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo da ULBRA campus Gravataí palestrou para aproximadamente 40 membros da Comunidade Batista Nacional de Gravataí, no dia 19 de maio.
No dia 24 de maio foi realizado a palestra e oficina para o grupo de Extensão e Pesquisa Reciclo-Óleo promoveu a palestra para o Grupo da Terceira Idade do campus da ULBRA Gravataí.
Na manhã do dia 05 de junho, realizamos palestra para a turma 71 da E.E.E.M. Profª Célia Flores Lavra Pinto, em Viamão e na noite participamos com uma banca, com amostras dos nossos produtos e panfletos informativos, no Debate sobre Alimentos Adulterados na ULBRA campus Gravataí.
 Dia 07 de junho, a convite da vice-diretora Magda Mello realizamos Palestra e Oficina para as séries inicias, professores e funcionários da E.M.E.F. Guerreiro Lima, em Viamão.
Na manhã do dia 11 de junho, Oficina com alunos e funcionários da E.E.E.M. Profª Célia Flores Lavra Pinto, em Viamão e a tarde Palestra para os funcionários do Hospital Dom João Becker, em Gravataí.
Do dia 24 à 29 de junho, participamos da III Mostra de Extensão da ULBRA campus Gravataí.
A palestra chamou à atenção aquilo que acontece com o nosso organismo quando há o excesso de consumo de alimentos ricos em gordura e de alimentos fritos em óleo, isto traz muitos prejuízos à saúde, como obesidade, aumento de colesterol, triglicerídeos e da glicemia.Quando o óleo é usado várias vezes ele se oxida e torna-se um grande vilão a saúde. Os danos à saúde a partir do uso destes alimentos levam a formação de placas de ateromas nos vasos sanguíneos, bloqueando a passagem de sangue e isso pode levar ao acidente vascular cerebral (AVC), trombose, infarto do miocárdio e tantos outros. Assim o óleo para a fritura deve ser usado apenas uma vez e quanto menos melhor.
A partir disso, mostra-se que os efeitos do descarte incorreto também compromete a saúde da natureza trazendo grandes prejuízos ambientais, que vão desde o entupimento da rede de esgoto das casas e das cidades levando a prejuízos ambientais e financeiros tanto ao cidadãos e quanto aos municípios.
O óleo ao ser despejado diretamente na terra impermeabiliza-a e com isso a água não penetra, tornando o solo não produtivo. Ao ser descartado no lixo comum, ao se decompor,promove o efeito estufa que aumenta o aquecimento global e ao ser levado do esgoto para os rios, faz com que a vida naquele rio acabe morrendo por falta de oxigênio, pois o óleo forma uma barreira para a vida aquática.
Assim o grupo Reciclo-Óleo promove a responsabilidade e consciência ambiental, a partir de atitudes corretas. O projeto ensina como fazer o descarte correto do óleo residual, a reciclagem deste resíduo transformando-o em sabão sólido e detergente líquido e auxilia as comunidades a montar o seu ponto de coleta e como encaminhar o excedente do óleo arrecadado. Para isso o projeto tem parceria com empresa de coleta de óleo residual (devidamente registrada) que o encaminha para empresa de produção de biodiesel.
Os acadêmicos do curso de Biologia da ULBRA Gravataí Caroline Soster, Fábio Renê Klagenberg Mendes e Patrícia Weissheimer participam ativamente do projeto e são coordenados pela Profª. Drª. Maria Isabel Morgan Martins.



Nenhum comentário: